Os Spitz cativam pela beleza de sua pelagem, uma enorme juba em torno do pescoço (rufo) e uma espessa cauda portada sobre o dorso.
Eles possuem uma pelagem dupla: o pelo externo é longo, reto e separado. Já o subpêlo é curto, grosso e lanoso.
Padrões aceitáveis segundo a CBKC
Cabeça, orelhas, parte da frente dos membros anteriores e posteriores e as patas são cobertas por pelos curtos e espessas (aveludados). O resto do corpo tem uma rica e longa pelagem. Pescoço e ombros são cobertos por uma longa juba. A parte posterior dos membros anteriores é bem franjadas, as pernas posteriores também tem franjas abundantes, da garupa até o jarrete. A cauda também é abundante.
Quando os pelos começam a cair
Os pelos tendem a cair quando há mudanças de estação, por exemplo do outono para a primavera.
Os pelos são responsáveis pela proteção tanto mecânica quanto térmica. Por isso das duas camadas de pelo. O subpêlo ajuda nessa regulamentação térmica, seja pra manter o corpo aquecido seja para manter a temperatura fresca.
Essa queda ou troca de pelagem não chega a ser incomoda desde que se faça pelo menos uma escovação semanal para evitar que os pelos caiam sobre a casa formando “bolinhas de algodão”.
Escovação
Como a pelagem dos Spitz, bem como outras raças que tenham pelagem dupla; elas costumam ser longa e fina, o que os torna extremamente suscetíveis a nós e emaranhados difíceis de desatar.
Nesse caso é necessária uma cautela extra, pois penteá-los pode ser muito doloroso se feito de uma maneira incorreta. Não escove seu pet com pressa, tome o tempo que precisar, mas faça-o aos poucos e com calma, cada parte por vez mecha por mecha.
A maneira correta de fazer a escovação dos pelos longos e finos é pelas pontas, verificando que não há nós, penteia-se da raiz às pontas, sempre “subindo” fazendo com que o pelo ‘arme’. Não tirando a primitividade da raça.
Quando posso tosar meu filhote?
A tosa higiênica pode ser feita assim que os papais perceberem a necessidade. Tanto na barriguinha – principalmente os machos para não molharem ao fazerem xixi, e o quanto o anus.
O conselho que recebi do canil e da veterinária, é que só deve tosar os bichinhos quando eles já tiverem pelo menos um ano de idade. Isso porque os pelos ainda crescem de forma irregular, e pelo fato dele estar perdendo pelo agora, alguém que vá tosa-lo, poderá cortar mais do que o necessário e de alguma forma influenciar na saúde dele. Como já vimos, o pelo serve de proteção.
Filhote ou não, devemos ter extremo cuidado ao escolher os profissionais que irão fazer a tosa, pois se mal feita, poderão demorar muito para crescer novos pelos.